Escrito por: Midia Ciência Fonte: Fernanda Athas - Jornalista Rede Pró-Centro-Oeste - MTE 997/MS
Na noite de hoje, 25, aconteceu a abertura oficial das atividades do Programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS. A programação contou com a presença dos alunos dos diferentes estados que compõem a região, pesquisadores e autoridades políticas. O grande momento da noite foi a palestra feita pelo professor João Batista Calixto, um dos maiores nomes da farmacologia brasileira.
Dono de um currículo de destaque internacional, o pesquisador João Batista Calixto foi chefe do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e desenvolve seus estudos na área de medicamentos fitoterápicos (produzidos a partir de plantas) com foco no potencial de analgesia, antiinflamatório e para tratamento de doenças cardiovasculares. O pesquisador proferiu a palestra de abertura da Semana Inaugural de aulas do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste, sob o título “Novas perspectivas sobre a biodiversidade e a biotecnologia”.
Calixto mostrou dados sobre o desenvolvimento da biotecnologia e da exploração dos potenciais da biodiversidade brasileira aos alunos, pesquisadores e autoridades políticas presentes. Logo de início, ele fez uma breve explanação histórica a respeito do conceito de inovação e biotecnologia. O palestrante conduziu sua fala de maneira a incentivar os alunos a serem inovadores e a apostarem na inovação. “O sujeito inovador é uma pessoa comum, que vê o que todos estão vendo, porém, não da mesma forma como todos veem. É preciso assumir riscos. Errar é parte do processo de pesquisa e do crescimento de cada um. É preciso ter coragem de investir em suas ideias.”, disse.
Segundo o Ruy Caldas, Secretário-Executivo da Rede Pró-Centro-Oeste, houve um grande esforço por parte da gestão do Programa para realizar este encontro, cujo objetivo é “que haja uma integração entre os alunos, para que se conheçam e possam começar compreender a importância de se trabalhar em rede. Além disso, um encontro presencial proporciona o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências por parte de pesquisadores e alunos”. A vinda dos alunos de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso ao Mato Grosso do Sul foi subsidiada pela Rede Pró-Centro-Oeste.
Estiveram presentes representantes de diferentes instituições que participam da Rede: o Pe. Marinone, reitor da UCBD, Dr. Marcelo Turine, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de MS (Fundect), Dr. Cleber Soares, representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Dr. Fernando Araripe Gonçalves Torres, coordenador geral do Programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade.
A Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – Pró-Centro-Oeste, instituída por meio da Portaria MCT-MEC Nº 1.038 de 10 de dezembro de 2009 (ver portaria), congrega Instituições de ensino e pesquisa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.
